Claudio Conceição
Rodrigo Santos
Chaiane Rios
Thiago Santos
Natalia Pereira
PALAVRAS-CHAVE: Investimentos, Governo,
Educação.
RESUMO:O
artigo tem como objetivo analisar a situação da educação brasileira, observando
os aspectos causados pelos investimentos, sua redução, e os impactos causados
pela falta dos mesmos.
INTRODUÇÃO:Investimentos
são sempre recursos limitados, seja na área de saúde, segurança, educação ou em
qualquer outra atividade. Quando se pretende colocar investimentos em uma determinada
área é de extrema importância o estudo bem apurado sobre os impactos que podem
ser causados, sejam eles positivos ou negativos, assim falaremos sobre a
redução dos investimentos educacionais.
A
educação no Brasil, comparando há alguns anos atrás teve uma pequena melhora
apesar do baixo investimento neste setor. Com o crescimento de pessoas
alfabetizadas, muitos brasileiros que não tinham acesso à universidade, hoje
estão garantindo vagas nas universidades. Porém, o país está com queda na
economia, o que resultou em diversos cortes na educação dificultando ainda mais
a melhora da educação no país e sendo quase impossível alcançar algumas metas
como, o aumento das escolas de tempo integral. Isso faz com que continue os
mesmos problemas com a educação brasileira.
A EDUCAÇÃO TÃO SONHADA:
Quando falamos em educação nos lembramos do tipo de educação que temos no
Brasil, uma educação que está longe dos altos níveis. A redução desses
investimentos faz com que todas as pessoas se preocupem, já que a educação é à
base de uma sociedade.
O
país está em queda na economia, entretanto, reduzir os investimentos na
educação não é uma boa para um país que pretende anular a deficiência na
educação, pelo contrário, este setor deve receber grandes investimentos, para
que certas metas sejam alcançadas. Observa-se que este setor não recebe o
investimento adequado, muitas escolas precisam de uma estrutura melhor, algumas
com condições desfavoráveis para ensino, outras falta verbas para as empresas
de serviço como: limpeza, manutenção, etc.
Algumas universidades públicas se encontram sem verbas e com dificuldade
para fechar suas contas básicas como energia elétrica por exemplo e outras com
possibilidade de fechamento.
Atualmente,
muitas pessoas conseguiram ingressar em uma universidade, porém, está longe do
que se espera de um país que é rico e está em desenvolvimento. O que fica
visível é que possa melhorar ao decorrer do anos, mas o governo precisa buscar
métodos para que melhore a qualidade do ensino.
Quando é feita uma análise sobre a educação,
todas as pessoas esperam apenas que seja adquirida à melhoria do ensino. A
qualidade do ensino não é uma coisa fácil de ser medida, não é só querer saber
quantas pessoas vão se formar, é preciso fazer todo um estudo - quais assuntos
são abordados em sala de aula, se os professores estão bem qualificados para
ensinar, métodos de ensino, o apoio dos pais em casa, enfim. Todos esses
fatores são de extrema importância. O Brasil nesse aspecto precisa melhorar,
aperfeiçoando os métodos de ensino, seja ele no nível básico, ou no nível
superior, mas ainda estamos muito abaixo dos demais, tanto na qualidade quanto
na quantidade de educação.
O
ensino básico é composto por três ciclos: educação infantil, educação
fundamental e ensino médio. Quando acontece algum tipo de falha em alguns
desses níveis por exemplo, o aluno pode ficar seriamente prejudicado ao tentar
ingressar no ensino superior. Por que se o aluno ele não tem uma educação infantil
e fundamental de qualidade, pode haver dificuldade para se manter e acompanhar
outras pessoas que tiveram umensino infantil, fundamental de qualidade, assim
alguns desses jovens e não seguirão em frente em busca do diploma e irá
desistir.
Quando
relacionamos o ensino básico com o ensino superior algumas questões podem
surgir como: em que nível aconteceu esse erro? Em quais níveis os investimentos
devem ser aplicados para que não volte a acontecer essa falha? Devem-se investir
menos ou mais em todos os níveis? Ou investir mais em uma do que o outro? A
partir daí então, fica claro que os investimentos devem acontecer em todos os
níveis, a redução desse investimento não terá nenhum aspecto positivo, pelo
contrário, só irá decair já que a qualidade do ensino não é boa.
Algumas
pesquisas demonstram que “investir em educação pode reduzir criminalidade”, assim
fica evidente que a redução de investimentos só irá aumentar ainda mais os
problemas sociais brasileiros, tendo então que investir mais em segurança
pública e construir mais presídios, que se encontram lotados. O governo deve
formar estratégias para bloquear os cortes na educação e manter investimentos
continuadamentepara que este ciclo não seja afetado e diminua a criminalidade.
CONCLUSÃO: Portanto,
para a melhora da educação brasileira deve-se investir bastante no setor
educacional, os professores devem ser mais valorizados, pois são eles que
formam cidadãos críticos e com uma visão macro da sociedade, o salário dos
mesmos deve ser elevado e toda fiscalização deve ser feita para que não exista
nenhuma falha no ensino, seja qual for o nível. O governo deve fazer um estudo
geral do ensino brasileiro, melhorando o inicio da caminhada, onde a criança
está em fase de aprendizagem, até à chegada ao ensino superior, assim
melhorando a qualidade de ensino como um todo, não apenas em pequenas partes
privilegiadas.
REFERÊNCIAS:
http://grevenasfederais.andes.org.br/2015/07/31/governo-anuncia-novo-corte-na-educacao-federal-e-libera-mais-r-5-bi-para-o-fies/
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/01/09/internas_economia,606230/tesourada-do-governo-corta-mais-na-educacao.shtml
http://www.une.org.br/noticias/como-os-cortes-na-educacao-estao-afetando-as-universidades-federais/
http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-no-brasil.htm
http://www.cartacapital.com.br/educacao/os-problemas-da-educacao-no-brasil-657.html
http://www.brasil.gov.br/educacao/2011/02/percepcao-de-que-educacao-brasileira-melhorou-e-maior-entre-menos-favorecidos
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