sábado, 21 de novembro de 2015

REDUÇÃO DOS INVESTIMENTOS EDUCACIONAIS E OS SEUS IMPACTOS



Claudio Conceição
Rodrigo Santos
Chaiane Rios
Thiago Santos
Natalia Pereira

PALAVRAS-CHAVE: Investimentos, Governo, Educação.

RESUMO:O artigo tem como objetivo analisar a situação da educação brasileira, observando os aspectos causados pelos investimentos, sua redução, e os impactos causados pela falta dos mesmos.

INTRODUÇÃO:Investimentos são sempre recursos limitados, seja na área de saúde, segurança, educação ou em qualquer outra atividade. Quando se pretende colocar investimentos em uma determinada área é de extrema importância o estudo bem apurado sobre os impactos que podem ser causados, sejam eles positivos ou negativos, assim falaremos sobre a redução dos investimentos educacionais.

A educação no Brasil, comparando há alguns anos atrás teve uma pequena melhora apesar do baixo investimento neste setor. Com o crescimento de pessoas alfabetizadas, muitos brasileiros que não tinham acesso à universidade, hoje estão garantindo vagas nas universidades. Porém, o país está com queda na economia, o que resultou em diversos cortes na educação dificultando ainda mais a melhora da educação no país e sendo quase impossível alcançar algumas metas como, o aumento das escolas de tempo integral. Isso faz com que continue os mesmos problemas com a educação brasileira.

A EDUCAÇÃO TÃO SONHADA: Quando falamos em educação nos lembramos do tipo de educação que temos no Brasil, uma educação que está longe dos altos níveis. A redução desses investimentos faz com que todas as pessoas se preocupem, já que a educação é à base de uma sociedade.

O país está em queda na economia, entretanto, reduzir os investimentos na educação não é uma boa para um país que pretende anular a deficiência na educação, pelo contrário, este setor deve receber grandes investimentos, para que certas metas sejam alcançadas. Observa-se que este setor não recebe o investimento adequado, muitas escolas precisam de uma estrutura melhor, algumas com condições desfavoráveis para ensino, outras falta verbas para as empresas de serviço como: limpeza, manutenção, etc.  Algumas universidades públicas se encontram sem verbas e com dificuldade para fechar suas contas básicas como energia elétrica por exemplo e outras com possibilidade de fechamento.

Atualmente, muitas pessoas conseguiram ingressar em uma universidade, porém, está longe do que se espera de um país que é rico e está em desenvolvimento. O que fica visível é que possa melhorar ao decorrer do anos, mas o governo precisa buscar métodos para que melhore a qualidade do ensino.

 Quando é feita uma análise sobre a educação, todas as pessoas esperam apenas que seja adquirida à melhoria do ensino. A qualidade do ensino não é uma coisa fácil de ser medida, não é só querer saber quantas pessoas vão se formar, é preciso fazer todo um estudo - quais assuntos são abordados em sala de aula, se os professores estão bem qualificados para ensinar, métodos de ensino, o apoio dos pais em casa, enfim. Todos esses fatores são de extrema importância. O Brasil nesse aspecto precisa melhorar, aperfeiçoando os métodos de ensino, seja ele no nível básico, ou no nível superior, mas ainda estamos muito abaixo dos demais, tanto na qualidade quanto na quantidade de educação.

O ensino básico é composto por três ciclos: educação infantil, educação fundamental e ensino médio. Quando acontece algum tipo de falha em alguns desses níveis por exemplo, o aluno pode ficar seriamente prejudicado ao tentar ingressar no ensino superior. Por que se o aluno ele não tem uma educação infantil e fundamental de qualidade, pode haver dificuldade para se manter e acompanhar outras pessoas que tiveram umensino infantil, fundamental de qualidade, assim alguns desses jovens e não seguirão em frente em busca do diploma e irá desistir.

Quando relacionamos o ensino básico com o ensino superior algumas questões podem surgir como: em que nível aconteceu esse erro? Em quais níveis os investimentos devem ser aplicados para que não volte a acontecer essa falha? Devem-se investir menos ou mais em todos os níveis? Ou investir mais em uma do que o outro? A partir daí então, fica claro que os investimentos devem acontecer em todos os níveis, a redução desse investimento não terá nenhum aspecto positivo, pelo contrário, só irá decair já que a qualidade do ensino não é boa.

Algumas pesquisas demonstram que “investir em educação pode reduzir criminalidade”, assim fica evidente que a redução de investimentos só irá aumentar ainda mais os problemas sociais brasileiros, tendo então que investir mais em segurança pública e construir mais presídios, que se encontram lotados. O governo deve formar estratégias para bloquear os cortes na educação e manter investimentos continuadamentepara que este ciclo não seja afetado e diminua a criminalidade.

CONCLUSÃO: Portanto, para a melhora da educação brasileira deve-se investir bastante no setor educacional, os professores devem ser mais valorizados, pois são eles que formam cidadãos críticos e com uma visão macro da sociedade, o salário dos mesmos deve ser elevado e toda fiscalização deve ser feita para que não exista nenhuma falha no ensino, seja qual for o nível. O governo deve fazer um estudo geral do ensino brasileiro, melhorando o inicio da caminhada, onde a criança está em fase de aprendizagem, até à chegada ao ensino superior, assim melhorando a qualidade de ensino como um todo, não apenas em pequenas partes privilegiadas.

REFERÊNCIAS: http://grevenasfederais.andes.org.br/2015/07/31/governo-anuncia-novo-corte-na-educacao-federal-e-libera-mais-r-5-bi-para-o-fies/
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/01/09/internas_economia,606230/tesourada-do-governo-corta-mais-na-educacao.shtml
http://www.une.org.br/noticias/como-os-cortes-na-educacao-estao-afetando-as-universidades-federais/
http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-no-brasil.htm
http://www.cartacapital.com.br/educacao/os-problemas-da-educacao-no-brasil-657.html
http://www.brasil.gov.br/educacao/2011/02/percepcao-de-que-educacao-brasileira-melhorou-e-maior-entre-menos-favorecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário