sábado, 21 de novembro de 2015

                                 A pior Crise econômica de todos os tempos no Brasil
                                                                                                                Vanessa Macedo

A Crise americana de em 2008,Onde uma bolha imobiliária nos Estados Unidos que foi confirmada neste mesmo ano em uma crise que afetou diversos países , fechando vários bancos e deixando milhares de cidadãos desempregados. Assim contribuindo muito para a crise que abalou a União européia em 2011, onde o país europeu desde ai vem vivenciando uma das piores crise mundial de todos os tempos . Tudo em oficio da globalização econômica vivida na atualidade .
Onde  as tabelas das bolsas de valores vem caindo drasticamente,isso ocorre pelo o fato do país não ter pleno controle nas administrações do capital .onde as principais causas da crise na Europa foram as dívidas públicas de países como a Grécia ,Portugal, Espanha, Itália , Irlanda entre outro demais.Então isso levou o país pagar por sérias conseqüências, motivando a retirada dos investidores , ou seja do capital .também tiveram a queda no PIB(Produto interno bruto ). No fator da crise européia, está a enorme dívida pública, ocasionada por gastos excessivos, com despesas maiores do que as receitas e sem o compromisso fundamental de reservas.
Políticos e formadores de opinião consideraram essa crise como “A crise do capitalismo” , pois segundo eles os efeitos teria provocado que o livre mercado intrinsecamente individual .Por isso o governo precisaria assumir um governo mais ativo na economia .Em Washington o centro da crise mais de cem funcionários públicos trabalhavam na regulamentação do mercado financeiro , as tomadas de riscos irresponsáveis ,certamente contribuiu muito para a crise atual . A resposta está nos incentivos criado pelo governo,onde principalmente s bancos centrais criaram um excesso de créditos muito grande, teve também maior participação no FMI.
Então a culpa é do capitalismo? Após vários anos de riqueza e satisfação  ,o mundo sofreu um choque no final de 2008 , as nações entraram em pânico e os cidadãos se despertaram de um “sonho” ,então podemos destacar a globalização  seguida do capitalismo , portanto sim umas das causas principais ,é o capitalismo .
Recentemente o governo brasileiro passou a admitir que a crise é grave ,e vai trazer serias conquencias ao país .Há poucos tempos o país afirmava que estava preparado para enfrentar a crise dos bancos europeus que contaminou de alguma forma todas as relações econômicas mundiais e coincidentemente a partir das idéias dos servidores públicos e federais , com as voltas de seus planos de carreira , pedidos de reposição de perdas salariais .Então a partir daí o governo admitiu que a crise e realmente grave e que precisava cortar gastos públicos .
A crise desde 2008 era uma crise gravíssima , onde alguns economistas críticos chamava como “ uma crise estrutural” uma crise que não tem fácil solução e não teria uma solução a curto prazo , o que seria essencialmente desigual , onde quem paga por isso primeiramente por isso são os trabalhadores .
A crise econômica do país atinge em cheio os empregos ,onde houve um grande avanço de números de férias coletivas e demissões nas grandes empresas .Aumentando o avanço do desemprego no país.
Nos últimos 12 anos ouve uma grande desindustrialização no país , o que representa menor parte do PIB.
O atual momento político e econômico vivenciado pelo Brasil , o país esta vivenciando  uma grave crise econômica ,talvez seja ate a maior crise econômica ,desde o fim do governo de Sarney marcado pela alta inflação .Entretanto além de esta passando pela crise econômica ,fruto de uma serias ações tomadas pelo governo atual .Onde mau o candidato ganha a eleição ,ao invés de se preocupar em governa , se preocupa mais é em construir um segundo mandato . Onde o governo atual manteve congelados as tarifas publicas ,como exemplo os preços das contas de energia e água ,onde até mesmo chegou a anunciar uma redução drástica dessas tarifas .Paralelo a isso o governo do país começou a gastar de forma exorbitante em projetos sociais nos quais acabaram se tornando assistências ,sem recursos.Logicamente que o dinheiro não sai como magia , precisa ser gerado, e o país não estava produzindo capitais suficiente para manter esse volume excessivo de prejuízos ou de gastos como muitos dizem quem o governo brasileiro estava tendo.Portanto pode-se dizer que a bomba estourou , o que ocorreu a Petrobras a maior empresa do país entrou em um colapso econômico total ,passando de 500 bilhões que era o seu valor no mercado ,hoje ela só vale 100 bilhões.
Isso seria fruto da corrupção? Certamente sim , pois especula-se que a policia federal que ouve um grande desvio da Petrobras .Mas no entanto seria muito pouco para comprovar algo desse tipo.Na verdade a Petrobras acumulou uma divida gigantesca com por conta dessa política de congelamento.
Quando chegou 2015 depois da reeleição do presidenta ,era previsível que a bomba ia estourar , o governo estava gastando de poder ,  o governo estava mantendo aquela mesma forma de administração sem ter condições para continuar.Então agora o que aconteceu a Petrobrás prejudicada com essa política de congelamento dos combustíveis ,adicionada a corrupção que gera uma fuga gigantesca dos investidores internacionais , vai ter que se recuperar economicamente .Como isso ocorreu? Com o aumento dos preços dos combustíveis .onde é o principal processo desencadeador do processo inflacionário.
Pois o preço dos combustíveis vai interferir diretamente em todos os preços dos outros produtos que chegam ou nas prateleiras dos supermercados ou em nossas casas.
Portanto as conseqüências quem paga são os trabalhadores , por não terem uma administração competente no país ,ou pela grande desordem total do governo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário