segunda-feira, 20 de julho de 2015

Berlim, Alemanha

 Berlim, Alemanha

 Deiselene Bastos
Vanessa Rocha
Fabrício Oliveira
Ellen dos Reis
Bruno Eslei
Isac Conceição
Vanessa Macedo

Coordenadas: 52º31'12.02" N ; 13º24'17.83" L


A maior cidade da Alemanha, também capital. É localizada na região leste e norte do país.
Em sua hidrografia há o Rio Spree que é um dos mais importantes da Europa, e corta a cidade de Berlim. Sua foz encontra-se em Spandau com o Rio Havel.

Relevo composto por planícies, com variação de 0 a 200 m. Sua formação teve início na era glacial.

O clima é frio e temperado, medindo em média ao ano temperatura de 9,4º C, ou, 48,9ºF. Por conter bastantes edifícios, nos centros a temperatura é mais alta do que ao redor. As estações de inverno e verão são respectivamente: frio e quente. Porém pode acontecer que no período frio a temperatura fique alta, fazendo parecer verão, ou vice-versa.

Referências: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Berlim#Clima
http://cleotricot.blogspot.com.br/2012/09/geografia-hidrografia-da-europa.html
http://pt.climate-data.org/location/2138/







O CORAÇÃO DA ALEMANHA

Deiselene Bastos
Vanessa Rocha
Fabrício Oliveira
Ellen dos Reis
Bruno Eslei
Isac Conceição
Vanessa Macedo

Resumo: Com o orgulho ferido após a Primeira Guerra, a Alemanha surge com uma postura nada irreverente com um comandante ditador, no qual seu lema era "lutar até a morte". Adolf Hitler tinha muitos planos, um deles era reconstruir a cidade de Berlim e colocá-la como "centro do mundo", após dominá-lo. O Tratado de Versalhes foi um dos fatores contribuintes para a Segunda Guerra Mundial. Os exércitos nazistas adquiriram o título de imbatíveis após tanta conquista, porém caiu por terra após finalmente ser derrotada. A União Soviética tinha como objetivo chegar até Berlim, para poder terminar com a guerra, e mesmo com tanto esforço, os nazistas não conseguiram protegê-la.

Palavra-chave: Berlim; Adolf Hitler; queda; Alemanha; batalha; URSS; guerra; exército vermelho; nazismo; autoritarismo; expansão; invasão; tratado; Stalingrado; caos; destruição; ofensiva; ditadura; governo.


Tudo terminou onde começou. Um líder ambicioso com planos avassaladores. Expansão e invasão a qualquer custo, superioridade e dominação do mundo. Adolf Hitler deu início à sua busca pelo seu objetivo em Berlim, existia uma ideia de reconstrução desta onde a colocaria como “centro do mundo”. Mas para conseguir esse controle era necessário dominar, e para isso era necessário guerrear, o que acabou acontecendo, destruindo muitas cidades e causando muitas mortes.

Plano expansão de território designado por Hitler
Na primeira grande guerra o país insatisfeito tentou expandir, porém suas “táticas” não foram suficientes para impedir sua derrota e humilhação comprovado no Tratado de Versalhes.

Novamente a Alemanha levantava-se a fim de reivindicar seus supostos direitos, desta vez, com um líder que não permitia recuar, lutar até a morte era o seu lema. Hitler era um soldado no período da Primeira Guerra Mundial, foi ferido e mandado de volta, após isto, adentrou no mundo político conquistando seu espaço aos poucos. Após a morte do presidente, ocupa o cargo e implanta um regime autoritário, o nazismo.

A marcha rumo ao seu alvo deu-se início na cidade de Berlim, era lá que estava o comando nazista. O governo autoritário conseguiu apoio de países que também haviam implantado a ditadura, com esse apoio foi formado o bloco Berlim (Alemanha), Roma (Itália), e Tóquio (Japão) contra os Aliados. Após algumas invasões bem-sucedidas, e também rompimento de várias regras do Tratado, em 1939, a Segunda Guerra Mundial começa oficialmente.

Houve uma grande ofensiva alemã durante o início da guerra, assim conquistaram muitos territórios, e adquiriram o título de invencibilidade. Porém, tudo muda com a ruptura do acordo de Não-Agressão, feito entre Alemanha e a União Soviética. Após esta ter o seu território invadido pelos nazistas, usou o método “terra arrasada”, além de montar uma ampla ofensiva contra estes, numa batalha em que os exércitos alemães concentraram uma grande parte e os seus melhores soldados contra o exército vermelho.


Travada uma batalha em Stalingrado entre dois exércitos com ordem diretas para não retroceder, há milhares de mortes, tanto inocentes quanto combatentes, e destruição da cidade. Mesmo com tanta força aplicada contra os soviéticos, os alemães não venceram este combate, rendendo-se pela primeira vez na segunda guerra, quebrando a ideia de indestrutibilidade, à vasta contraofensiva da URSS, em 1943. Seguindo-se uma série de derrotas. A partir de então, as tropas soviéticas avançaram e recuperaram cada território invadido pelas tropas alemãs. E aos poucos, a Alemanha, ou Adolf Hitler, ou ainda, o governo nazista foi perdendo o seu poder.

Tanque soviético segue em direção a Berlim

O ditador tinha como objetivo reconstruir Berlim colocando-a como a capital do mundo, depois de dominá-lo através da tese de expansão, onde ocuparia todos os continentes e o poder estaria concentrado apenas na mesma, ou “em suas mãos”. Todas as ordens e estratégias partiam de lá, então os aliados tinham como objetivo acabar com a guerra, indo em direção onde foi gerada. Destruindo o comando, ou a central, no caso Berlim, seria questão de dias para os outros ainda inconscientes da informação de rendição tivessem a oportunidade de render-se.

O governo nazista então, concentra todo o seu exército ao redor e em Berlim, para defendê-la até a morte, obrigando até mulheres, crianças e idosos a lutarem. Ainda tinham esperança de combater e vencer. Os soldados soviéticos, por outro lado, também não recuaram, seguiram em frente ultrapassando cada barreira imposta pelos alemães, com o objetivo de chegar centro da Alemanha, destruir o comando nazista e erguer a sua bandeira vermelha como vitoriosa. Como de fato aconteceu, a cidade foi cercada, chegariam pela frente oriental, os soviéticos, pela frente ocidental, os ingleses, estadunidenses e demais aliados.

A situação do país era decadente: fome, sede, soldados desgastados, destruição e muito sangue derramado. No dia 25 de abril de 1945, a cidade é totalmente cercada. Os soldados da União soviética são os primeiros a chegar, e fazer com que os combatentes se rendessem, além de erguer a bandeira vermelha, símbolo de vitória sob a Alemanha. Em 30 de abril de 1945, Adolf Hitler suicida-se.
Soldado soviético ergue a bandeira no topo do Reichstag

Assim, termina a guerra na Europa. Com a cidade de Berlim totalmente destruída e simbolizando a definitiva rendição nazista. Após intensos bombardeios, batalhas, muitas destruições e mortes, enfim chegaram ao que seria o “centro do mundo”, o coração da Alemanha, uma cidade devastada pelo caos, pós-guerra. E as janelas que um dia ergueram a bandeira com o símbolo do nazismo em apoio aos mesmos, neste dia de rendição, ergueram bandeiras brancas, simbolizando a paz. E novamente o país é derrotado, novamente assina um acordo de rendição. A partir daí começa uma nova era para a Alemanha, principalmente para a sua capital – Berlim.



Reichstag destruído em Berlim após o fim da guerra / Aspecto de uma rua de Berlim após a batalha

Referências:

http://vladimirexplica.blogspot.com.br/p/berlim-capital-do-reich-rende-se-diante.html
https://www.youtube.com/watch?v=V_2Z04ier7c
https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Berlim
http://www.dw.com/pt/1945-sovi%C3%A9ticos-fecham-cerco-sobre-berlim/a-310719
Livro História Global Brasil e Geral, Volume 3, Editora Saraiva, 2ª edição - 2013, São Paulo

3 comentários:

  1. Penso que o resumo do texto está muito extenso e os nomes dos autores não estão na formatação de artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os nomes dos autores devem estar no canto direito, ou centralizado, cada nome embaixo do outro?

      Excluir
  2. Canto direito, com os nomes embaixo do outro.

    ResponderExcluir